logo02

Da Gravidez ao Parto

Informações e dicas sobre os cuidados com a mãe e o bebê

Como Identificar o Trabalho de Parto e agir na Hora Certa?

Se você está grávida e já começou a sentir umas coisinhas diferentes no corpo, pode estar se perguntando: “Será que estou em trabalho de parto?” 

 

Afinal, sabemos que é um momento cheio de emoções, dúvidas e, por vezes, um tantinho de pânico. Então, a boa notícia é que há alguns sinais claros que podem te ajudar a entender se o grande dia finalmente chegou. Por isso calma, vou te dar um guia prático e descomplicado para que você possa identificar os sinais e agir na hora certa. Vamos lá!

 

Contrações

Se as dores que você está sentindo parecem cólicas menstruais, mas estão vindo em intervalos regulares, então é a hora de prestar atenção. Essas são as famosas contrações, são como as estrelas do show! Então, faça o seguinte: marque o tempo entre o início de uma contração e outra. Se elas começarem a ficar mais regulares e intensas, ou seja, vindo a cada 5 minutos (ou até menos) juntamente com a duração de cerca de 60 segundos, é um sinal forte que o grande momento está chegando.

 

Dor nas Costas

Algumas mulheres sentem uma dor persistente nas costas durante o trabalho de parto. Se a dor estiver progressivamente piorando de tal forma e não der trégua, é um sinal de que o bebê está a caminho. 

 

Ruptura da Bolsa

Se você sentir que está perdendo líquido e não consegue controlar, isso pode ser resultado da liberação do líquido amniótico, isto é o fluido que envolve e protege o bebê durante a gestação. Pode ser um “pop” como nos filmes, mas também pode ser um vazamento constante. Por consequência, se isso acontecer, é hora de ligar para o médico que o trabalho de parto provavelmente está começando.

 

Sangramento Vaginal

Um pouco de sangramento pode ser um sinal de que o colo do útero está se abrindo. A “perda do tampão mucoso”, uma secreção grossa que bloqueia o colo do útero durante a gravidez, é parecido com uma geleia com riscos de sangue, também é um sinal de que o colo do útero está passando por mudanças e que as coisas estão se movimentando. 

 

Pressão no Quadril e Pélvis

À medida que o bebê se move para baixo, por consequência você pode sentir uma pressão maior na pélvis e quadris.

 

Mudança na Descarga Vaginal

Quando falamos em “mudança na descarga vaginal” no contexto do trabalho de parto, estamos nos referindo a alterações na secreção vaginal que podem indicar que o corpo está se preparando para dar à luz. Se for ao banheiro e verificar que tem secreção vaginal aquosa, com um pouco de sangue e mais frequente, é um indicativo de que o trabalho de parto está se aproximando. 

 

Agora que você tem uma ideia dos sinais, aqui estão algumas coisas que você pode fazer quando suspeitar que está em trabalho de parto:

 

  1. Mantenha a calma: Respira fundo. A respiração profunda e o relaxamento podem ajudar. Lembre-se, você está prestes a dar à luz, mas você é mais forte do que imagina! Tente ficar calma e focada.
  2. Marque o tempo das Contrações: Pegue papel e caneta para anotar, use um cronômetro ou um aplicativo para acompanhar o tempo entre as contrações. Se elas estiverem regulares e o intervalo diminuindo, é hora de se preparar para ir ao hospital ou entrar em contato com o médico.
  3. Informe seu Médico: Entre em contato com o seu médico ou parteira para informá-los sobre o que está acontecendo. Eles vão te orientar sobre o que fazer em seguida.
  4. Arrume sua Bolsa de Maternidade: Esteja com sua mala de maternidade pronta com antecedência. Isso inclui roupas confortáveis, itens de higiene pessoal, documentos, as coisinhas do bebê e tudo o que precisar.
  5. Fique Hidratada e Descanse: O trabalho de parto pode ser cansativo. Por isso, beba água e tente descansar entre as contrações, se possível.
  6. Vá para o Hospital: Se o médico orientar, vá para o hospital. Não hesite! Afinal, é melhor chegar cedo do que tarde.

 

O Que Fazer no Hospital:

Depois de reconhecer os sinais do trabalho de parto e decidir que é hora de ir ao hospital, aqui estão algumas coisas a considerar:

 

  • Primeiramente registre-se na recepção e siga as orientações da equipe médica.
  • Esteja preparada para responder a perguntas sobre seu histórico médico e a progressão do trabalho de parto.
  • Se você optou por um plano de parto, logo em seguida compartilhe com a equipe médica.
  • Lembre-se de que o trabalho de parto pode ser longo, e é importante manter a calma e a paciência.
  • Mantenha-se hidratada e alimentada, mas siga as orientações da equipe médica sobre o que é seguro comer e beber.
  • E ainda esteja aberta a opções de alívio da dor, como analgesia ou métodos naturais, e discuta suas preferências com a equipe médica.

 

Dicas Bônus:

  • Não tenha pressa. O trabalho de parto pode ser rápido ou levar horas, e cada experiência é única. Então, mantenha a calma e o foco.
  • Não tenha medo de ligar para a equipe que a acompanha. Se estiver em dúvida, não hesite em ligar. Eles estão lá para ajudar e preferem ser chamados cedo demais do que tarde demais.
  • Tenha sua rede de apoio pronta e peça ajuda. Avise seu parceiro, familiar ou amigo que estará com você no parto. Eles podem ser a sua âncora emocional durante o processo. Além disso, ter alguém para te apoiar é fundamental.
  • Considere um Plano de Parto. Conversar com a sua médica ou enfermeira sobre suas preferências para o parto pode ajudar a criar um ambiente mais tranquilo e satisfatório.
  • Esteja preparada para mudanças de planos. Às vezes, o trabalho de parto não acontece exatamente como planejado. Por isso, esteja aberta a adaptações, se necessário.
  • Relaxe e Confie no Processo. O trabalho de parto é desafiador, mas milhões de mulheres já passaram por isso. Sendo assim, confie em si mesma e no seu corpo.

 

Portanto, saber se você está em trabalho de parto envolve prestar atenção aos sinais, manter a calma e entrar em contato com seu médico. Esteja preparada para adaptações e mantenha a mente aberta, afinal, cada parto é único. 

 

Lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada, a sua rede de apoio, incluindo médicos, parteiras e entes queridos, estará ao seu lado para tornar esse momento especial o mais tranquilo possível.

 

Por isso, confie em si mesma, no seu corpo e nas pessoas que estão aí para te ajudar. Em breve, você estará segurando o seu bebê nos braços e toda a jornada do trabalho de parto terá valido a pena. Boa sorte e felicidades nessa fase incrível da sua vida!

Compartilhe se achou importante
Acompanhar estes comentários
Ser notificado sobre:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Conteúdos Relacionados